Projeto Onca ID

O Projeto Onça ID utiliza a ciência cidadã para estudar onças-pintadas no Pantanal Norte.


0 Entries

Last on:
-

Formado em 2013, o Projeto de Identificação jaguar é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a ciência cidadã, uma forma divertida de colaborar com informações voluntárias para a construção de um banco de dados coeso sobre onças individuais que residem na região norte do Pantanal de Porto Jofre, Mato Grosso. Especificamente onças-pintadas encontradas ao longo da Rodovia Transpantaneira e no Parque Estadual Encontro das Águas e área surround. A natureza descontraída das onças proporcionou uma rara chance de seguir várias linhagens e documentar a vida desses gatos esquivos.
Como impressões digitais, os jaguares têm marcas individuais; os padrões distintos em sua pele é único para cada gato. A pele idiossincrática permite aos pesquisadores uma perna para cima no rastreamento e observação de cada animal ao longo de suas vidas, o que significa que mais dados estão consistentemente disponíveis para a crescente pesquisa que está sendo conduzida no Pantanal.

A metodologia de catalogação de onças-pintadas individuais nessa região inclui reconhecimento facial criado principalmente por turistas e guias. Fotografias enviadas que são usadas mais frequentemente incluem fotos dos lados esquerdo e direito do corpo de cada gato e seu rosto, essa metodologia criou um banco de dados crescente de 182 onças individuais. O processo de registro de gatos individuais forneceu uma quantidade única de dados sobre o comportamento, linhagem, relacionamentos, home ranges e movimento de cada animal.
As relações entre animais e seres humanos são importantes para uma pesquisa bem-sucedida; no entanto, o Projeto de Identificação de Onças-Pintadas tem se esforçado para criar um forte vínculo entre pesquisadores e operadores turísticos locais, guias e motoristas de barcos da região. A relação mutuamente benéfica fornece acesso explícito ao conhecimento local, o que proporciona aos pesquisadores e observadores uma consciência de quais onças exatas provavelmente serão vistas. Além de como os pesquisadores se beneficiam de trabalhar com moradores locais, a presença de onças e pesquisadores na área tem dado um impulso econômico tangível visível pelos empregos adicionais criados para os moradores locais. Esse conhecimento tem fomentado a paixão pela realização de pesquisas em um método educacional, sustentável e completamente invasivo aos gatos.
À medida que a crescente conectividade da internet aproxima cada humano da experiência uns dos outros, o Projeto de Identificação de Onças tem levado à web através das mídias sociais e do nosso site para conscientizar os esforços de conservação e permitir às pessoas uma experiência na vida das onças do Pantanal.